top of page

   A energia nuclear é uma poderosa fonte de energia que foi implementada no final da segunda grande guerra.

   Seu potencial é muito maior do que qualquer outra usina geradora de energia elétrica , mesmo porque o custo para produção de energia é muito menor e seu custo de manutenção completamente reduzido.

   No Brasil, porém, seu uso não é tão eficaz, visto que suas usinasproduzem cerca de 3% da energia total consumida no país. O uso das usunas é principalmente benéfico para o Rio de Janeiro que tem 50% de sua energia das usinas de Angra dos Reis.

   Outro ponto importante é o uso de materiais radioativos como o césio-137. O césiofunciona como um geradorde ondas eletromagnéticas que ao se chocarem com o corpo humano, por exemplo, o atravessa diretamente.

   Apesa das vantagens da energia núclear, a fissão realizada durante o processo, gera uma série de residuos radioativos, como o uranio-238. A perda da radioatividade desse material após ser descartado , demoraria de 5 a 7 bilhões de anos. Outra desvantagem desse tipo de produção de energia são os acidentes, como o de Chernobyl. Os moradores dessa cidade foram contaminados pela radiação e os efeitos fazem vítimas até hoje.

   Isso se refere a um dos tópicos estudados pelo grupo que é o efeito da radiação em seres vivos. Um ser vivo , ao ser contaminado pela radiação do uranio-238 ou do Césio-137, sofre com os efeitos, que podem ser uma enxaqueca até casos mais graves como mutação genética em si ou seus descendentes.

Desenvolvimento

 

bottom of page